quarta-feira, 11 de julho de 2012

VITAMINAS HIDROSOLÚVEIS NA ALIMENTAÇÃO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA



A IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO

O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante, pois são elementos nutritivos essenciais para a vida e que possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a nictalopia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade, também a ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses.
As vitaminas são classificadas em dois grupos: as lipossolúveis e hidrossolúveis, de acordo com propriedades fisiológicas e físico-químicas comuns.

As lipossolúveis são absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis, e são solúveis em gorduras. As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K.  As vitaminas A e D são armazenadas sobretudo no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores.  A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.
As Hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influência no seu trajeto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e a sua excreção é através da urina. São vitaminas solúveis em água. As vitaminas hidrossolúveis mais importantes para o homem são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP.
Dicas:

As frutas, verduras e legumes desempenham papel importante na alimentação, pois são fontes ricas de vitaminas, minerais e fibras.
Aproveite as cascas das frutas, como maçãs e peras, mas lave-as primeiro, em vez de tomar sucos de fruta, coma a fruta inteira.
Não cozinhe demais os legumes. Acostume-se a comer alguns deles completamente crus para não perder seus nutrientes;
A melhor escolha para se manter "vitaminado", portanto, é ainda o bom e velho modo: uma alimentação nutritiva, variada e, ao contrário das pílulas, saborosa!



A IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Geralmente as vitaminas são pensadas como um grupo de componentes necessários em quantidades diminutas no organismo e necessárias para o metabolismo celular normal, crescimento e manutenção do tecido. Usualmente as vitaminas estão divididas de acordo com duas classificações amplas, hidro e lipossolúveis. A solubilidade das vitaminas afeta sua forma e função dentro das células. As vitaminas hidrossolúveis incluem o grupo do complexo B e ácido ascórbico (vitamina C). Todas essas vitaminas apresentam a característica comum de sua habilidade para atuar como coenzimas ou cofatores nas reações metabólicas. Essas reações regulam a energia, o metabolismo proteico e de aminoácidos, bem como a divisão celular. Outro traço comum das vitaminas hidrossolúveis é que seu armazenamento no corpo é relativamente pequeno, sendo dessa maneira requerido a sua ingestão regular.
As vitaminas lipossolúveis não funcionam como coenzimas. Várias das vitaminas lipossolúveis podem realmente funcionar mais à maneira de hormônios. As vitaminas lipossolúveis podem ser armazenadas em quantidades apreciáveis dentro dos tecidos do corpo, assim a ingestão diária e regular não é necessariamente requerida. Baseado na função e armazenamento, o metabolismo das vitaminas hidrossolúveis é mais apto a ser influenciado pela atividade física em comparação ao grupo lipossolúvel. Exceção a isso, pode ser a vitamina E.
Se apropriado ou não, o uso e abuso de vitaminas pelos atletas são evidentemente muito comuns. Estudos relatam que 75% dos atletas universitários acreditavam que necessitavam de mais vitaminas que indivíduos não atletas, numa discussão sobre ácidos ergogênicos, também ficou estabelececido que as vitaminas constituem um dos suplementos mais comuns utilizados pelos atletas. Um relato também recentemente apresentado com relação ao uso de vitaminas por atletas olímpicos mostra que consumiam mu1tivitamínicos, vitamina Bl2 (injeções de 1.000mg)...
                

Pesquisa exclusiva do educador físico `Manoel Karlos Pontes de Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário