segunda-feira, 30 de julho de 2012

Abdominal emagrece?


Obviamente uma barriga bem desenhada é o sonho de grande parte das pessoas. Por conta da mídia, mais do que pelo próprio gosto a incessante busca pelo famoso “abdome de tanquinho” seja ele pertencente a um homem ou a uma mulher é exaustivamente grande.

Mas o que fazer para ter um abdome realmente sarado e aparente? Primeiramente, seria prudente e lógico dizer que ABDOMINAIS NÃO EMAGRECEM! Diversas vezes vi pessoas realizando trilhões de abdominais a fim de “emagrecer” ou “perder barriga”. Não! Em primeiro lugar porque gordura na verdade se perde simultaneamente no corpo todo e não em apenas uma região. E em segundo lugar, porque exercitar a musculatura de uma região não traz aspecto algum para a gordura especificamente daquela região. Seria como, por exemplo, querer braços definidos e fazer trilhões de séries para os bíceps e tríceps. Você está trabalhando O MÚSCULO e não a gordura! Além disso, muitas vezes usamos o abdome (e o trabalhamos) com outros grupos musculares como auxiliar ou estabilizador. É o caso do levantamento terra, do agachamento livre, do tríceps pulley, remadas e de alguns outros.
Inevitavelmente os exercícios abdominais são de extrema importância para o fortalecimento e para a hipertrofia da região. Aliás, não é porque o abdome está na barriga que ele deixa de ser um músculo. Assim como todos os outros músculos esqueléticos do corpo, para que ele apresente um tamanho considerável e se sobressaia na região, é necessário hipertrofiá-lo. Mas para que isso aconteça, devemos ter um treinamento adequado e também um descanso adequado para a região.
Sendo assim, o que você acha se eu dissesse que você deveria fazer abdominais com carga suficiente para lhe permitir algo em torno de 15 ou 12 repetições. Até mesmo 8 em alguns casos. Para alguns, isso pareceria loucura. “Poxa, mas eu sempre treinei abdome com mais de 15 repetições.” “Faço 4X25…” Enfim, essas e outras justificativas são apenas resultado de um mito que criou-se pelo tipo de fibra e pela quantidade de nutrientes que é distribuído ao abdome justamente por ser uma região altamente vascularizada. E, apear disto interferir SIM, a recuperação de um treino pesado não se faz de uma hora pra outra.
Esqueça abdominais longos e demorados. Muitas vezes o menos faz o mais e você, com menos tempo perdido,  e menos estresse consegue resultados extremamente superiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário